header education

 Por meio de projetos de DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, a ADPP visa ajudar a construir um país de comunidades dinâmicas e inclusivas onde todos contribuem para o desenvolvimento e dele beneficiam.

Beneficiários Directos

Comunidades

Províncias

Children in a classroom with teacher

 O PROJECTO SOCIAL INTEGRADO tem lugar nos muncípios de Gambos (Huíla) e Bibala (Namibe), onde as comunidades enfrentam questões multi-facéticas de desenvolvimento. As secas cíclicas levaram a perda de produção e dos animais. A falta da comida e água pioraram os problemas de saúde nas áreas onde o acesso ao serviços de saúde são baixos.

 

 

 

 

 As necessidades identificadas foram a melhoria ao acesso à água e a energia, o estabelecimento de sistemas para manutenção das instalações, uma rede de Agentes Comunitários treinados para informar, educar e mobilizar as famílias sobre prevenção e tratamento de doenças e a criação de Escolas de Campo para agricultores familiares para ajudar melhorar a sua produção duma maneira sustentável.

105 Agentes Comunitários de Saúde trabalharam com mais de 11.000 famílias na melhoria da saúde e o saneamento através de mensagens de prevenção de doenças, incentivo à construção de latrinas e sistemas de lavagem das mãos, campanhas de limpeza, vacinação, testagem de malária e promoção do uso de centros de saúde. 35 Escolas participaram da prevenção de doenças e manutenção dos sistemas de água. Os professores deram aulas de saúde e os alunos organizaram acções e eventos em suas comunidades. Todas as escolas tinham Grupos de Água e Saneamento. As 29 Escolas de Campo organizaram sessões de formação para os 1.225 membros para ajudar a melhorar a produção e aumentar a sustentabilidade ambiental. Foram promovidos a horticultura, adubo orgânico, controlo natural de pragas, viveiros para propagação, criação de pequenos animais e comercialização dos produtos.

O projecto alcançou um marco miliário em 2019 quando, apesar da severa seca contínua, as comunidadesalvo desfrutaram dos serviços combinados de água e energia eléctrica. Os oito sistemas copmunitários de energia solar, concluídos em 2018, provaram ser fontes de energia muito confiáveis e trouxeram mudanças na vida dos habitantes. Encontrar fontes de água igualmente confiáveis não foi sempre fácil, mas 2019 viu a conclusão desta componente com 8 poços a produzir 80.000 litros adicionais de água por dia para as comunidades próximas. Escolas, unidades sanitárias, bebedouros, áreas comuns de lavagem e chafarizes foram conectados aos sistemas.

Em 2020, as estruturas criadas foram ativadas para sensibilizar todas as famílias da área-alvo sobre o COVID-19 e ajudar as famílias a tomar medidas preventivas. Em 2021, o foco está na adaptação à vida no “novo normal” com COVID-19 e na continuação da construção de resiliência em face das mudanças climáticas.

 

 

header education

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO NAS COMUNIDADES PISCATÓRIAS

Comunidades piscaórias do Bengo, Luanda, Cuanza Norte e Malanje receberam assistência do Instituto de Pesca Artesanal para aumentar a produtividade e a comercialização de peixes, a base de sua economia.

 

 

 

Para complementar o desenvolvimento profissional e promover a sustentabilidade, a ADPP implementa um projecto de desenvolvimento comunitário com atividades voltadas para a segurança alimentar, nutrição, mudanças climáticas, água e saneamento e muito mais. Os Grupos de Ação Comunitária em cada aldeia trabalham para criar planos de desenvolvimento, incluindo micro-projetos a serem implementados na busca de seus objetivos. A alfabetização é oferecido em todas as comunidades, enquanto em algumas comunidades grupos de poupança foram criados. Em Malanje, grupos de jovens foram treinados e organizados para cavar tanques que foram povoados com peixes. Criação ou fortalecimento de cooperativas faz parte também.

 

Children in a classroom with teacher

 ÁGUA CUNENE

A ADPP implementa um projecto para melhorar o acesso à água em 39 comunidades nos municípios de Ombadja e Curoca e estabelecer uma boa gestão comunitária dos pontos e instalações de água. Serão reabilitados 18 pontos de água e serão contruidos 24 novas fontes,

 

 

 

 

 

 enquanto a construção ou reabilitação de 39 pequenos sistemas de distribuição garantirão que a água chegue às comunidades. 293 mulheres e 293 homens serão capacitadas em gestão comunitária de fontes de água e sistemas de distribuição. Como parte do projeto, a CODESPA estabelece Escolas de Campo para Agricultores e promove o uso mais eficiente da água para uso agrícola e doméstico.
O projecto faz parte do programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN), que também apoia famílias de pequenos agricultores vulneráveis na Huíla e no Namibe.

 

header education

SEGURANÇA ALIMENTAR CUNENE

A colaboração entre o CODESPA e a ADPP continua no Cuvelai e Ombandja, província do Cunene, a fim de promover a segurança alimentar e nutricional face à contínua incerteza climática. O CODESPA lidera na disponibilidade e acesso a alimentos, bem como em melhorias para a resiliência,

 

 

enquanto o papel da ADPP é garantir que as mulheres agricultoras tenham o conhecimento e o apoio para fornecer à família alimentos nutritivos e saudáveis e água potável.
A ADPP fornece educação nutricional, um pilar existente nos projetos do Clube de Agricultores e da Escola de Campo do Agricultor e para o qual foi desenvolvido um manual de nutrição em colaboração com o Ministério da Saúde. As demonstrações de culinária inspirarão as mulheres a aproveitar ao máximo os produtos disponíveis e mostrarão como preparar os ingredientes com perda mínima de nutrientes. O projeto monitorará o estado nutricional de bebês usando o sistema MUAC de medição do braço e encaminhará as mães para os centros de saúde locais quando necessário. O tratamento da água e do leite estará presente, pois ambos podem causar doenças graves se ingeridos sem tratamento. Serão plantadas 1.000 moringas e árvores frutíferas para elevar o nível de consumo de frutas entre os beneficiários e promover as propriedades da moringa, inclusive como forragem animal.
O projecto faz parte do programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN), que também apoia famílias de pequenos agricultores vulneráveis na Huíla e no Namibe.

CRONOGRAMA

2022
Projecto Social Integrado para Inclusão Social da Mulher, Namibe (2022-2023)


2020
Adaptação dos Sistemas Agrários para Melhorar a Segurança Alimentar e Nutricional

Aumento a Resiliência das Comunidades por Meio do Acesso à Água

2019
Aldeias Sustentáveis

Desenvolvimento Integrado nas Comunidades Piscatórias

2017
Projecto de Desenvolvimento Social Integrado

2012
Desenvolvimento Econômico

2010
Organização Social das Famílias

Dinamizadores Rurais

2008
Desenvolvimento Rural Ringoma e Umpula

1994
Ajuda às Crianças: Cabinda

1990
Construção de Embarcações

1989
Fábrica de Refeições

AS METAS GLOBAIS

Os projectos integrados da ADPP cobrem uma larga gama de prioridades locais e muitas das metas globais. As metas de 1 a 5 estão presentes em quase todos os projetos, e também a meta 13 sobre Alterações Climáticas.

os objetivos sustentaveis web

NOTÍCIAS E HISTÓRIAS

  • Todos Sectores
  • 40 Sessões Pedagógicas
  • EPP
  • Escolas De Magistério ADPP
  • Formação Vocacional
  • Default
  • Title
  • Date
  • Random
Mostre mais hold SHIFT key to load all load all